Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta quinta-feira (10), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, como o candidato do PDT à sucessão municipal. Já Élcio Batista foi apresentado como candidato a vice-prefeito.

Conheça o perfil dos políticos

José Sarto

José Sarto Nogueira Moreira (Acopiara, 13 de fevereiro de 1959) está no sétimo mandato consecutivo de deputado estadual e foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), José Sarto foi reeleito em 2018 com 68.937 votos em 160 dos 184 municípios cearenses.

Sarto ocupou diversas posições estratégicas na política cearense. Foi líder do Governo Cid Gomes, vice-líder do Governo Camilo Santana e presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação, de Educação e de Fiscalização e Controle, além da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

Já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, chegando à presidência da Casa, em janeiro de 2013, quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza. Sarto ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças.

A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Élcio Batista

Élcio Batista é secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo sido o chefe de Gabinete do Governador nos anos de 2015 a 2018. Cientista social de formação e mestre em Sociologia, com larga experiência nos setores público e privado. Com expertise nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Comunicação e Marketing Político, atua principalmente em temas como inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico, estado, segurança pública, política, conflito, poder, opinião pública, publicidade, marketing e cultura.

Na esfera governamental, desenvolve um trabalho focado no avanço socioeconômico, com redução das desigualdades pela via da inovação e da expansão do uso da tecnologia em todos os segmentos da atuação do Estado.

Por sua trajetória, foi escolhido para a elaboração dos planos de governo de Estado e Prefeitura, nas gestões do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio. Atuou, ainda, na Unidade de Gerenciamento de Programa – UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).