Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Justiça Eleitoral que queremos

Profissionais da área jurídica e cidadãos de todo o país poderão se manifestar e dizer qual das metas estipuladas para a Justiça Eleitoral é a mais importante a ser alcançada em 2018. Também é possível avaliar o grau de relevância de cada uma delas. O processo participativo e democrático permanece aberto até 13 de agosto.

Participação do cidadão

Qualquer cidadão pode responder a um breve questionário disponível nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais. A consulta também está na intranet, páginas e perfis nas redes sociais do TSE e TREs, via e-mail, peças gráficas e imprensa. O objetivo é tornar o processo de escolha das metas específicas para a Justiça Eleitoral o mais participativo possível e ouvir da sociedade o que ela espera que essa justiça especializada possa fazer pelo Brasil.

Foi pouco

O Ministério Público Federal apresentou, na segunda-feira (31), recurso à sentença que condenou Lula a 9 anos e seis meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da investigação sobre no triplex no Guarujá (SP) e o armazenamento do acervo presidencial. Os procuradores pedem aumento da pena aos réus do processo e também a condenação do ex-presidente, de Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, e de Paulo Okamatto, presidente do Instituto Lula, em relação ao armazenamento do acervo presidencial.

Janot na cola de Aécio

Rodrigo Janot voltou a pedir prisão de Aécio Neves (PSDB-MG), acusado de pedir e receber R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, da J&F. No pedido, o procurador também solicitou afastamento de Aécio do mandato no Senado. O primeiro pedido de afastamento e prisão foi rejeitado em decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do STF. A decisão agora ficará por conta da Primeira Turma da Corte.

Vai mofar

Quem está encalacrado também com a justiça é o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine, teve a prisão preventiva decretada nessa segunda, por Sergio Moro. A prisão do executivo, detido na última fase da Lava Jato, na semana passada, vencia na noite de ontem. Agora, só Deus sabe. Ele é suspeito de pedir R$ 3 milhões para Odebrecht, para proteger a empreiteira em contratos da Petrobras.

Ele nega, mas…

Bendine nega suspeitas e disse que nunca recebeu vantagens ilícitas. O Ministério Público Federal pediu a conversão da prisão em preventiva – sem data para acabar – com base em documentos apreendidos na casa de Bendine. Entre eles, estão anotações de próprio punho, em folhas timbradas do Banco do Brasil, de obras e projetos da Odebrecht, com percentuais ao lado (que variam entre 0,5% e 2%).

Nas asas da Gol

O Smiles lançou o serviço Viaje Fácil para voos nacionais e internacionais da Gol. A nova opção permite que o cliente reserve a passagem e emita o bilhete com até 330 dias de antecedência da viagem. O consumidor ainda terá até 60 dias antes do voo para quitar o débito com milhas ou Smiles & Money (combinação milhas mais dinheiro). Ou seja, se a passagem for adquirida 330 dias antes do voo, os consumidores terão até 270 dias após garantirem a passagem para quitar a dívida.

Nas asas da Gol 2

Para participar da nova campanha de milhas, basta acessar o site, escolher o destino, data e horário da viagem e emitir os bilhetes com a opção Viaje Fácil. Após liquidar o saldo, o cliente será recompensado com milhas para a próxima viagem. De acordo com a Smiles, serão quatro mil milhas para clientes Clube Smiles e categoria Diamante e duas mil milhas para os demais.

Formação de ponta

Já estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão Industrial, no Cariri. O período das aulas é de 24 de agosto de 2017 a 28 de fevereiro de 2019, no SENAI Juazeiro do Norte. A formação é uma promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado à FIEC, com certificação da Faculdade da Indústria do IEL/PR. O objetivo é apresentar conceitos, técnicas, conhecimentos e competências inerentes à área de gestão e desenvolvimento industrial como subsídio à tomada de decisão.

Desenvolvimento industrial

Além de oferecer habilidades e conhecimentos específicos para a estruturação e controle do desenvolvimento industrial, visando ao crescimento sustentável corporativo. O público-alvo é de gestores e dirigentes graduados em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, gestão pública, engenharia ou áreas afins, que possuam um perfil dinâmico e inovador interessados no assunto.

Ainda pode sacar o FGTS

Presos e portadores de doenças graves que não conseguiram comparecer a uma agência da Caixa ganharam mais tempo para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. Quem se enquadrar nessas condições terá até 31 de dezembro de 2018 para resgatar os valores, desde que apresente comprovante que justifique a impossibilidade de comparecer a uma agência no período de 10 a 31 de julho para solicitar o saque. O prazo para os demais trabalhadores terminou na segunda-feira (31).

Exigências

Aos portadores de doença grave, a Caixa exige um atestado médico que comprove a impossibilidade de comparecimento a uma agência. Já os presos devem apresentar certidão da Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal ou juízo responsável que decretou a prisão. O documento também pode ser expedido pela autoridade da unidade prisional que custodiou o titular da conta.

Não perde a grana

Os outros trabalhadores que perderam o prazo não poderão mais sacar o dinheiro. Segundo a Caixa, os créditos que não foram retirados permanecem nas contas do FGTS dos titulares. O dinheiro só poderá ser resgatado caso sejam atendidas algumas regras, como aposentadoria, demissão sem justa causa e compra da casa própria.

A prisão vista de dentro

Edmar de Oliveira Santos lançará amanhã, 2, o seu livro “Sistema prisional – Um olhar de dentro das prisões! ”. Vai ser às 19 horas, na Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário 1, – Centro). O prefácio é da secretaria de Justiça do Ceará, procuradora Socorro França. A apresentação do autor e da obra será feita pelo jornalista e sociólogo Arnaldo Santos.