Um projeto cultural precisa atender a diversas especificidades para ser aprovado em uma lei de incentivo ou estar em um formato adequado para receber patrocínio direto. Para contribuir com artistas de todas as modalidades, Daniele Sampaio, referência no campo da gestão e produção cultural, publica o livro “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas”, que será lançado nesta quarta-feira (18), às 19h, no Canal do YouTube da Ato Marketing Cultural.

A autora estará no evento ao vivo ao lado de Lia Calabre, especialista em Políticas Culturais, Cultura e Territorialidades do Brasil, Romulo Avelar, pioneiro nos temas de Gestão e Produção Cultural no Brasil, e Monique Cardoso, diretora da ATO Marketing Cultural e do FAC – Festival de Artes Cênicas – CENA CEARÁ. O quarteto irá compartilhar conhecimentos acumulados em suas trajetórias.

O acesso a fontes de financiamento permite a um artista ter um percurso consistente. Esse é um dos principais desafios enfrentados pelos agentes culturais. O primeiro passo é a elaboração do projeto, ferramenta responsável por dar contorno textual às ideias. Para Daniele, o livro é um convite a uma atuação mais consciente, efetiva e responsável. Para além de um projeto ter aplicabilidade e ser uma boa peça de captação de recursos, é necessário que ele seja sensível aos tempos atuais e tenha relevância social.

Está no caminho certo quem pensa em elementos como planejamento, cronograma, orçamento, corpo técnico, público-alvo, contrapartidas e divulgação de um projeto. E, neste lançamento, o debate é ampliado para a necessidade de “estimular a escrita de projetos bem estruturados, demonstrar como a escrita e a realização deles podem estar vinculadas a uma atuação política e cidadã e convidar agentes culturais a enxergar modos de intervirem na construção de agendas por meio das suas práxis cotidianas”, ressalta Daniele Sampaio.

O evento é realizado pelo FAC – Festival das Artes Cênicas – CENA CEARÁ para possibilitar o pensamento sobre os caminhos para o fazer artístico, a produção, a gestão e a sustentabilidade cultural no Brasil, em especial nas Artes Cênicas do Ceará. Para complementar este momento, o FAC realizará a oficina “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas – Por uma escrita cidadã”, com a autora do livro Daniele Sampaio, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. As inscrições são gratuitas e abrem logo após o lançamento do livro, pelas plataformas digitais da Ato.

O FAC é uma realização da Ato Marketing Cultural e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal. Patrocínio: Itaú e Instituto Aço Cearense. Parceria: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), através da Lei de Incentivo à Cultura, Porto Dragão, Hub Cultural do Ceará, e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO

Evento ao vivo de lançamento do livro “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas”, de Daniele Sampaio.

Dia 18/08 (quarta-feira), às 19h pelo canal Ato Marketing Cultural, no Youtube.
Daniele Sampaio (autora), Lia Calabre e Romulo Avelar (convidados) e Monique Cardoso (mediadora).
Duração: 1h. Vagas: livre.

OFICINAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Oficina “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas – Por uma escrita cidadã”, com a autora do livro Daniele Sampaio, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. As inscrições são gratuitas e abrem logo após o lançamento do livro, pelas plataformas digitais da Ato.