As lideranças do PT, PC do B e PV se reuniram, pela primeira vez, nessa terça-feira, para definir a atuação das três siglas na federação partidária que concorrerá às eleições de 2 de outubro. O deputado federal José Airton Cirilo (PT) foi um dos parlamentares presentes à reunião com os dirigentes do PC do B e PV e disse que a federação cumprirá importante papel nas articulações para fortalecer a campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.

“Este é um ano decisivo para a retomada da esperança. A Federação é fundamental para que possamos garantir a vitória de Lula e construir candidaturas comprometidas com a democracia e a defesa dos trabalhadores”, expôs José Airton, ao destacar que, na primeira reunião da federação formada pelo PT, PC do B e PV, foi definida a composição da Assembleia Geral, que é o órgão máximo de deliberação da federação.

A Assembleia, conforme José Airton, será composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente entre os três partidos e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada sigla nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. O colegiado terá três cearenses petistas – os deputados José Airton e José Guimarães e a dirigente Sônia Braga .

Segundo, ainda, José Airton, as deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.

PRESIDÊNCIA

A primeira presidenta da Federação da Esperança Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

A FE Brasil também será implantada em âmbito estadual e municipal, bem como nas bancadas do Congresso Nacional, assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais.
Os partidos atuarão em conjunto para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado José Airton Cirilo