O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem, atualmente, uma fila com 1.844.820 de pessoas à espera de resposta sobre pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios e do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os números são do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Mesmo com o anúncio de medidas para agilizar a análise dos processos, o INSS não conseguiu diminuir a longa fila de quem entra com um requerimento e tem pressa em receber a aposentadoria ou o auxílio.
Três fatores podem ser apontados para a lentidão nas respostas aos segurados e beneficiários da previdência social: um desses fatores é o reduzido quadro de pessoal do INSS. Os outros dois aspectos são os efeitos da reforma da previdência social, com novas regras que entraram em vigência a partir do mês de novembro de 2019, e a pandemia da Covid, nos anos de 2020 e 2021, que deixou, até o momento, 582 mil óbitos, gerando, assim, demanda por pensões.
Do total de pedidos encaminhados ao INSS, pelo menos, 694 mil solicitações se referem ao BPC, que é pago a pessoas idosas ou a quem apresenta deficiências. O benefício corresponde a um salário mínimo, mas só é liberado quando, na mesma residência, a renda per capta é inferior a um quarto de salário mínimo.
Os números do IBDP publicados, nesta sexta-feira, pelo Jornal Extra, do Rio de Janeiro, apontam que, em todo o Brasil, são 259.942 pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição no país, 203.921 requerimentos com solicitação de pensões, 170.121 de salário-maternidade e 157.761 de auxílio-doença. De acordo com o Gerente Executivo do INSS, agência Fortaleza, Francismar Lucena, os mutirões realizados, aos sábados no Ceará, fizeram despencar para apenas 2.000 o número de pedidos pendentes de respostas aos segurados.
Segundo o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, a maior concentração de pedidos é do BPC em função das informações exigidas pelo INSS.
‘’O maior estoque é de BPC à pessoa com deficiência, sendo uma das causas pela demora o CadÚnico, onde em muitos locais, por conta da pandemia (de coronavírus), não está sendo possível fazer ou atualizar’’, observa Diego, em texto publicado pelo Jornal Extra.
JORNAL ALERTA GERAL, REDE DE INFORMAÇÃO PREVIDENNCIÁRIA
Os beneficiários da previdência social têm, aos sábados, das 7 às 8 horas da manhã, um canal direto whatsApp (85) 99273.4353 para orientação e esclarecimentos sobre os diferentes benefícios pagos pelo INSS. A rede de educação previdenciária é formada a partir do Jornal Alerta Geral, gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais e por várias emissoras do Interior do Estado. O Jornal Alerta Geral sobre os Caminhos da Aposentadoria tem a participação do professor e especialista em Direito Previdenciário Paulo Bacelar.
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