Foto: Reprodução.

O dia primeiro de maio já é marcado por muitas chuvas em Fortaleza e regiões do estado do Ceará.

Não obstante, com as chuvas desta terça-feira, a Funceme observa o acumulado de 201,9mm, o que faz com que abril termine com chuvas acima da média histórica para o Ceará, repetindo a marca dos três primeiros mês do ano.

No Jornal Alerta Geral desta quarta-feira foi destacado a possibilidade do Ceará atingir a melhor média histórica dos últimos 10 anos.

A 30 dias do fim da quadra chuvosa, os índices pluviométricos do Estado já superaram a média histórica para o período, que é 600,7 milímetros, e estão em 610.2 milímetros, segundo dados da Funceme. O indicativo é o mais positivo em 10 anos.

Reservatórios

Ainda que, no quesito precipitações, o Ceará tenha sido destaque, é preciso atentar para a situação dos reservatórios. Conforme o  monitoramento de açudes feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, a Cogerh, a capacidade hídrica do Estado está em 19,83%.

74 açudes ainda apresentam volume abaixo de 30%. Em contrapartida, 38 estão com o volume acima de 90%.
A maior preocupação é com o Centro-Sul e o Sertão Central do Estado, onde as chuvas não têm sido excepcionais, como nas demais regiões. São nestas áreas que estão localizados grandes mananciais como o Orós, Castanhão e Banabuiú.