Foto: Agência Brasil

A maioria das dúvidas que chegam ao serviço TeleSaúde, criado pelo Governo do Ceará para dar atendimento a distância e tirar dúvidas sobre a Covid-19, são sobre os sintomas da doença, causada pelo novo coronavírus. A central já recebeu aproximadamente 100 mil chamadas, em pouco mais de um mês de funcionamento. A rede funciona 24h pelo número: 08002751475. O serviço é gratuito.

De acordo com o Secretaria de Saúde do Estado, 25% dos usuários atendidos foram aconselhados a procurar uma unidade de saúde. Além dos sintomas da Covid-19, os usuários apresentam dúvidas sobre testagem, vacinação da gripe e o momento adequado de procurar atendimento médico. Já foram atendidas pelo TeleSaúde 96.135 chamadas. Até o dia 17 de abril, o índice chegava a pouco mais de 75 mil.

Ainda de acordo com o Governo, são 150 canais na central de atendimento. Os atendentes passaram por um treinamento e são supervisionados por uma equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Escola de Saúde Pública do Ceará. Um levantamento sobre o perfil dos usuários indicou que 62% dos que ligaram para a central são mulheres. A maioria dos atendidos pelo serviço tem entre 31 a 40 anos, representando 24%. Em seguida, a faixa-etária de 20 a 30 anos, com 18%.