Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Empreendimento estimado em R$2 bilhões, o Cinturão das Águas vai beneficiar mais de oito milhões de pessoas apenas com a conclusão dos lotes 1 e 2 e o eixo norte, destacadamente na região do Cariri. No entanto, outros três lotes 3, 4 e 5 estão em ritmo acelerado de construção. O governador do Estado, Camilo Santana, participou da finalização da obra do maior túnel do Cinturão nesse fim de semana.
O túnel Veneza, neste Município, foi cavado em duas frentes de serviço, de lados opostos e, hoje, aconteceu o acionamento dos explosivos que uniu os dois pontos. Com a junção dos lados, o túnel passa a ser o mais longo da obra para a passagem das águas, com 2.322,36 metros de comprimento. O túnel faz parte do Lote 5 do Trecho I do Cinturão das Águas de Cariri.
Com esta etapa finalizada, já são 53 km de obra concluídos, que vão permitir a entrada das águas do rio São Francisco para, através do Riacho Seco, chegar ao açude Castanhão com maior eficiência. O Lote 5 é composto por nove túneis e por canais, com cerca de 6 km de extensão e previsão de conclusão para dezembro de 2017. Esse é um trecho muito importante para o do Cinturão das Águas de Cariri. É uma engenharia complexa, de alta tecnologia, com máquinas estrangeiras, mas que estamos operando dentro do que foi previsto. Por mês, estamos liberando cerca de R$ 30 milhões para cumprir o cronograma, pontuou Camilo.