Para diminuir a fila de espera por cirurgias. Desta vez, os pacientes beneficiados serão crianças que aguardam por procedimentos pediátricos nas especialidades de Otorrinolaringologia, Urologia e Ortopedia. Em parceria com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza, uma força-tarefa será iniciada, a partir desta sexta-feira, dia 19, para mais de 1.700 cirurgias e 1.600 consultas pré-operatórias, a serem realizadas até o fim de 2022. 

As crianças contempladas fazem parte da fila de espera por cirurgias da Central de Regulação estadual. Desta forma, o esforço faz parte do Programa Plantão Cirurgia 24h, lançado em outubro pelo Governo do Ceará. 

Os procedimentos pediátricos que serão realizados são: adenoidectomia; amigdalectomia/palatinas; amigdalectomia com adenoidectomia; revisão cirúrgica do pé torto congênito; tratamento cirúrgico do pé torto congênito e do pé torto congênito inveterado; orquidopexia unilateral e bilateral.

Sopai

A Sociedade é uma instituição filantrópica que atende crianças de 0 a 17 anos. Por mês, a instituição realiza mais de dez mil consultas, 1.300 internações e dez mil exames laboratoriais e de imagens. A Sopai possui estrutura de dez leitos cirúrgicos, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 acomodações com suporte ventilatório, além de 25 leitos para tratamentos de transtornos mentais e dependência química.

Plantão Cirurgia 24h

Disponível nas plataformas Saúde Digital e Ceará App, a ferramenta permite acesso à lista de espera para procedimentos eletivos a pacientes que aguardam cirurgia pela Central de Regulação do Estado. Com investimento de R$ 100 milhões do Governo do Ceará, o sistema funcionará em duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da Rede Sesa e outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para dez mil procedimentos.