O balanço parcial da vacinação em Fortaleza, realizado diariamente pela Secretária Municipal da Saúde (SMS) aponta que 153.015 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no município até a quinta-feira (11/).

“Desse número de pessoas que receberam a primeira dose, são 67.294 trabalhadores da saúde e 85.487 idosos acima de 75 anos. Realmente, estamos concluindo esse grupo de idosos. Falta muito pouco”, afirmou a secretária da saúde, Ana Estela Leite, durante live nas redes sociais.

A secretária também apresentou os números relativos à aplicação da segunda dose da vacina (D2).

“Já temos um número extremamente representativo de pessoas que receberam D2: 79.887 trabalhadores da saúde e idosos”, informou a secretária.

Postos de saúde abertos no fim de semana

Ana Estela ressaltou que a Prefeitura de Fortaleza mantém o funcionamento de seis postos de saúde, neste fim de semana (13 e 14/03), reforçando as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Estarão abertos os postos Guiomar Arruda, Rigoberto Romero, Licínio Nunes, Ocelo Pinheiro, Maciel de Brito e Luís Franklin.

“Eles estarão funcionando das 8h às 17h, atendendo pessoas com sintomas gripais mais leves. Nos casos mais graves, quando o paciente já tem falta de ar, ele deve procurar as UPAs. São 12 UPAs no território de Fortaleza”, explicou a secretária.

Cenário cenário epidemiológico da pandemia

A segunda onda da covid-19 em Fortaleza começou em outubro, ainda de forma localizada, mas foi se dispersando ao longo de todo o Município e ganhou muita velocidade a partir de dezembro.

“Nós já chegamos hoje a uma média móvel de 850 casos por dia. Muito próximo do nosso ápice, que foi em maio de 2020, quando tivemos uma média móvel acima de 950. Então, nós estamos num momento muito delicado de altíssima transmissão comunitária”, revelou Antônio Lima.

Os dados constam do Informe Epidemiológico da Semana 10, divulgado nesta sexta-feira pela SMS. Segundo Antônio Lima, outro dado também causa preocupação.

“O Informe traz um aumento substancial, infelizmente, da média móvel de óbitos. Nós chegamos a alcançar 30 óbitos por dia. Para se ter uma ideia, em meados de outubro, essa média móvel chegou a ser próxima de dois. E ganhou muita velocidade também na transição de janeiro para fevereiro”, afirmou.