Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O programa TCEduc contou com significativa adesão na Zona Norte cearense, chegando a 1260 participantes, dentre estudantes do ensino médio e superior. A ação ocorreu entre os dias 23 e 25/10, oferecendo capacitações e palestras como a exposição do “Agente de Controle”. O programa é uma importante ferramenta de difusão do controle social e aproximação da sociedade com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, apresentando suas ações e despertando o interesse na participação cidadã quanto à fiscalização dos gastos públicos e desempenho das políticas públicas. A atividade é desenvolvida pelo Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas do TCE.
As instituições visitadas nesta edição foram: a Universidade Vale do Acaraú; Faculdade Luciano Feijão; Escola Profissionalizante Lysia Pimentel Gomes; a EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira e a EEEP Monsenhor José Aloísio Pinto.
Durante a visita a Sobral, foi divulgado o VI Concurso Nacional de Redações Prêmio Ministro Plácido Castelo, voltado a alunos do ensino médio regularmente matriculados no 1°,2° e 3° ano de escolas públicas e privadas e acima de 14 anos de idade. Com o tema “A Atitude Cidadã no Combate à Corrupção”, o concurso está com inscrições abertas. As regras, premiação e prazos estão disponíveis no Edital n°1/2018.
Além das ações destinadas ao público estudantil, em conjunto com o TCEduc, foi realizado o curso “Gestão Patrimonial”, para servidores da Prefeitura Municipal de Sobral e outros órgãos e entidades públicas. O curso tratou sobre informações acerca dos controles quanto ao gerenciamento de bens, elucidações de questões a respeito dos procedimentos de análise contábil, assim como estudo de casos de situações problemas.
A capacitação, com 12 horas/aula, foi conduzida pelo servidor Cleonaldo Rodrigues da Costa, técnico de Controle Externo e gerente de Análise Prévia de Editais e Fiscalizações de Contratos do TCE; e visou atender a solicitação da Secretaria Municipal da Ouvidoria, Controladoria e Gestão do Município.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp