Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Mais de mil toneladas de lixo foram retiradas das vias férreas de Fortaleza no período entre janeiro e outubro deste ano, segundo dados divulgados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

Os trabalhos de retirada dos resíduos são realizados pelo Metrofor em parceria com regionais da Prefeitura de Fortaleza e outras prefeituras de cidades atendidas pelas linhas de VLTs e metrô. O órgão ainda realiza palestras educativas desenvolvidas em parceria com lideranças escolares e comunitárias, dentro dos bairros.

Dois principais tipos de resíduos sólidos são retirados das vias férreas: lixo e entulho. A contagem da quantidade total é feita pelo número de caminhões de lixo que são retirados, cotidianamente. Depois de recolhido o lixo pelo Metrofor, caminhões da prefeitura levam o material até o aterro do Jangurussu, onde é feito uma triagem para separar o lixo reciclável.

Diariamente, antes do horário de operação comercial com passageiros, todas as linhas realizam uma viagem de inspeção para verificar a integridade da via férrea e a possível presença de quaisquer objetos que possam atrapalhar a passagem dos trens.

“Queremos evitar uma série de situações complicadas para a população, como a proliferação de ratos e insetos”, relatou o assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, Samuel Braga.

Com informação da G1