As escolas públicas estaduais iniciam as matrículas para alunos novatos na próxima segunda-feira, 22. Responsáveis interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência portando cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4.
A terceira e última fase do processo de matrícula é voltada, em geral, para novos alunos oriundos da rede particular ou que, por algum motivo, abandonaram o ano letivo antes de sua conclusão. Realizada pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), a gestão do processo de matrícula é feita por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), além das próprias escolas.
Até o dia 19 de janeiro, estará acontecendo o remanejo externo, de alunos interno -alunos que já são da rede estadual, mas precisam mudar de escola- e externo -alunos da rede municipal, que finalizam o 9º ano do ensino fundamental, por exemplo, e terão que cursar o Ensino Médio na rede estadual-. As vagas dos alunos veteranos também estão asseguradas.
No interior
Nas escolas estaduais do interior, cada Crede tem seu próprio cronograma de funcionamento. As coordenadorias dispõem as etapas para as escolas de sua abrangência de acordo com o calendário letivo escolar. As datas podem ser conferidas nos sites das Credes.
Documentos necessários:
- Cópia da certidão de nascimento
- Certidão de transferência ou declaração de escolaridade
- Pasta escolar
- Duas fotos 3×4
Recomendável levar documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas podem ser entregues em data posterior