Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Todo mundo conhece a facilidade de falar besteira de Lula. Mas, algumas vezes ele chega a se superar. Em último ato no Ceará, uma visita ao túmulo do Padre Cícero, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, o petista chegou a se comparar com um dos maiores líderes religiosos do Brasil.

Conhece nada

“Conheço a história dele, sei a importância dele para o povo nordestino. E sei que, assim como ele, todo o mundo que defende pobre neste País é perseguido. É preso, é fuzilado, é enforcado”, esbravejou Lula. “Padim” deve ter se remexido no túmulo, louco para sair e enforcar de verdade o blasfemador e bravateiro.

Dá-lhe Fufuca!

André Fufuca (PP-MA), presidente interino da Câmara (isso não pode dar certo…) disse que dará seguimento a uma muito provável nova denúncia de Rodrigo Janot contra Michel Temer. Segundo vice-presidente da Câmara, Fufuca está no comando da Casa porque o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) assumiu a Presidência da República. E o primeiro vice da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), foi à China com Temer. Cada um só volta a assumir suas posições de origem na próxima quarta-feira (6).
Cala boca Funaro

O doleiro Lúcio Funaro confirmou, em um dos depoimentos da delação premiada, que recebeu dinheiro de Joesley Batista, para permanecer em silêncio, ou seja, não revelar o que sabia sobre corrupção e movimentação ilegal de dinheiro por parte de influentes políticos do país. A informação, um dos detalhes mais importantes da delação de Funaro, deve robustecer ainda mais a denúncia que Janot e equipe estão preparando para apresentar contra Temer, a partir das delações do empresário Joesley e outros executivos da JBS.

Bom combate

Assembleia aprovou nessa quinta-feira, projeto de lei de Aderlânia Noronha (SD), que determina a divulgação dos números dos telefones do Disque-Denúncia nacional, Disque-Denúncia estadual, Central de Atendimento à Mulher e do Conselho Tutelar local nas contas mensais de água e de luz. “Com todas essas ferramentas à disposição, a população passará a participar mais efetivamente da luta contra a violência contra mulher e a criminalidade em geral, com a garantia do anonimato”. – justifica a deputada.

Mais confiante

A confiança do consumidor cresceu em agosto. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor subiu 2,1% em agosto frente a julho e atingiu 101,6 pontos, de acordo com dados divulgados pela CNI. Apesar do crescimento, o índice está 0,4% inferior ao de agosto de 2016 e 6,2% abaixo da média histórica.

Emprego e desemprego

Segundo a CNI, dos seis componentes do INEC, quatro cresceram em agosto, o que contribuiu para o aumento do índice. A maior alta ocorreu na expectativa de emprego – de 7,4% em agosto ante julho -, o que sinaliza redução no número de pessoas que esperam elevação do desemprego.

Dívidas e finanças

O índice de endividamento aumentou 4,7% em agosto. As finanças das famílias também estão melhorando, já que o índice de situação financeira cresceu 2,2% este mês. O índice de expectativas sobre a renda pessoal cresceu 1,5% em agosto. O indicador de perspectivas para compras de bens de maior valor, com alta de 0,1%, ficou praticamente estável.

Preocupação

Somente o índice de expectativas sobre a inflação teve queda – 1,7% – em agosto, sinalizando maior preocupação dos brasileiros em relação ao aumento de preços. A pesquisa do INEC, feita em parceria com o Ibope Inteligência, ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 deste agosto.

Contrassenso

Em tempos de crise e desemprego, o SINE ameaça fechar unidades de atendimento no Ceará, em consequência do corte de verbas para a execução da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e do atraso de repasses de recursos do Ministério do Trabalho aos estados, a exceção do Rio Grande do Sul (????), para manutenção e custeio das políticas públicas de trabalho desenvolvidas pelo órgão, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), via Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Penúria

O atraso por parte do Ministério do Trabalho, desde janeiro de 2017, no pagamento de serviços essenciais de locação de imóveis, telefonia, energia elétrica, água e esgoto, manutenção de máquinas e equipamentos e combustível acumula uma dívida superior a R$ 3 bilhões, que compromete as ações desenvolvidas nas unidades do SINE/CE. A denúncia é do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino.

 Novela do TCM

A Câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial da PEC que veda a extinção dos Tribunais de Contas. A proposição pode ser apensada à PEC de Eunício Oliveira, que foi aprovada em primeiro turno no Senado e chegará à Câmara após apreciação em segundo turno. O texto considera os tribunais de contas órgãos permanentes e essenciais de controle externo da administração pública.

“Chantagem”

 Domingos Neto (PSD-CE) lembra que os tribunais de contas de todo o país vivem sobre uma constante dúvida jurídica. “Enquanto a interpretação da Constituição não for esclarecida, os tribunais em todo o país vivem sob uma permanente chantagem. A verdade é que ou você faz tudo que o governador quer, ou você será ameaçado de extinção”, aponta.

Bagunça

Domingos Neto lembra que o caso não é apenas do Ceará. Tribunais de contas em Goiás, Bahia e São Paulo já foram ameaçados de extinção. “No caso da Paraíba, o governo ameaçou criar o Tribunal de Contas dos Municípios para diminuir poderes do TCE. Ou seja, precisamos resolver isso. A PEC vai dar um outro patamar de segurança no controle externo no país”, avalia Domingos Neto.

Ação no Supremo

Na última semana, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil entrou com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. O pedido de medida cautelar é contra a emenda aprovada pela Assembleia Legislativa. A ação questiona irregularidades no rito processual, além da competência da Assembleia para dissolver um Tribunal de Contas que detém autonomia constitucional.

 Chega mais

Cerca de 145 mil turistas devem desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, entre os dias 5 e 11 de setembro. De acordo com a Infraero, no mesmo período serão ofertados 54 voos extras, sendo a maioria de estados do Norte e Nordeste. A estimativa da rede hoteleira, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará é de 90,47% de ocupação.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp