O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou que R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) vão ser liberados para as regiões do litoral nordestino atingidas por vazamento de óleo. Segundo o ministério, as condições para pagamento do empréstimo e os prazos vão ser melhores do que os oferecidos para outras linhas para ajudar pequenos empreendimentos a superar uma possível retração nas atividades.

A linha de crédito é operada hoje no Nordeste pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Estado de Sergipe. O Ministério do Turismo informou que o edital para credenciar novos agentes financeiros, especialmente para atendimento à região afetada, será publicado nos próximos dias. Atualmente, o Fungetur tem R$ 156 milhões em 113 operações contratadas.

Praias cearenses atingidas pela substancia

Há mais de 50 dias, manchas de óleo cru atinge o litoral nordestino e preocupa banhistas e autoridades, devido ao impacto ambiental causado pela substância.Pelo menos 21 praias do litoral cearense já foram atingidas e ao todo, 1.350 litros de óleo foram colhidos por órgãos ambientais.

As praias atingidas são: Barroquinha (Bitupitá), Jericoacoara (Praia da Malhada), Paraipaba (Praia da Lagoinha), Paracuru (Praia do Paracuru), São Gonçalo do Amarante (Praia da Taíba), Fortaleza (Praia do Futuro e Sabiaguaba), Aquiraz (Praia da Prainha), Cascavel (Caponga), Beberibe (Morro Branco, Barra de Sucatinga e Parajuru), Fortim (Pontal de Maceió), Aracati (Quixaba e Canoa Quebrada), Icapuí (Ponta Grossa, Melancias, Picos, Barreiras, Redonda e Peroba).