O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou a prefeitura da cidade de Sobral que sejam adotadas medidas necessárias para garantia de abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde. Além do oxigênio, a recomendação diz que sejam fornecidos todos os demais insumos inclusive de sedação e kit intubação e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19.

De acordo com o documento, os gestores devem elaborar o plano de contingência em caso de escassez de oxigênio e insumos. O Ministério Público deu prazo de dez dias úteis para que as providências adotadas sejam apresentadas à Justiça. Além disso, devem ser apresentadas as informações sobre o atual estoque de oxigênio.

Os dirigentes do poder público municipal devem, também, se manifestar sobre a aquisição e controle de estoque de insumos e sobre a aquisição e treinamento para o uso do capacete Elmo, capacete de respiração assistida, que auxilia no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda por Covid-19.

(*) Com informações do Ministério Público