Laboratório do Governo do Estado do Ceará enviado para o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) está sem funcionar desde 2012. O assunto foi destaque no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), pelo correspondente, Alverne Lacerda.
Paralelo a esse problema do IFCE o correspondente relatou mortes de bovino e caprinos que preocupa produtores rurais do município de Tauá. A doença é silenciosa e real, apontam especialistas em bovinocultura. O Trypanossoma vivax, um protozoário responsável pela tripanossomose, enfermidade que afeta as células vermelhas do sangue, provocando anemia e outros sintomas, vem gerando diversos prejuízos em rebanhos no Ceará.
Com os diversos fatores epidemiológicos favorecem a introdução e disseminação da tripanossomose no rebanho. Dentre eles estão a compra indiscriminada de animais sem um controle sanitário adequado, a presença dos vetores da doença – moscas hematófagas – e ainda o uso de agulhas e seringas compartilhadas entre animais.
Confira todas as informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Alverne Lacerda: