Para muitos, o mês de julho é período de férias, momento de curtir com a família, viajar, ir para shows, teatro, cinema, dentre outras atividades de lazer. Mas, muitas vezes, a diversão acaba se convertendo em estresse e muita chateação, quando o consumidor se sente prejudicado pelo descumprimento dos acordos feitos com empresas e prestadoras de serviço.

Para ajudar os cidadãos a solucionar os seus problemas consumeristas, o Decon, órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, possui um posto avançado no aeroporto Pinto Martins que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Lá, o consumidor pode tirar todas as dúvidas, ser orientado a como agir caso tenha os seus direitos lesados e registrar reclamações contra empresas.

Em 2017, o órgão realizou 1.132 atendimentos no posto avançado e, do dia 1º janeiro a 1º de julho deste ano, já foram registrados 728 atendimentos. A promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, secretária-executiva do Decon, considera que o número de reclamações registradas no aeroporto está diminuindo a cada ano porque as empresas aéreas estão se conscientizando das obrigações com os consumidores.