O procurador da República Adalberto Delgado Neto, do Ministério Público Federal, vistoriou quatro unidades básicas de saúde no município de Crateús, a 330 km da capital cearense. As visitas objetivavam verificar o cumprimento de recomendações feitas em 2014 à Secretaria de Saúde do município, e que, conforme denúncias, não estavam sendo observadas. As recomendações determinavam o controle de ponto dos profissionais de saúde e o fornecimento de certidões para os usuários não atendidos.

Durante a vistoria, constatou-se que os médicos não batiam o ponto eletrônico, bem como nenhum posto de saúde estava apto ao fornecimento de certidões para usuários não-atendidos. Além disso, o procurador ouviu profissionais da saúde e usuários para saber as principais demandas e assim poder cobrar a Secretaria de Saúde do município, tendo em vista que a verba investida na saúde é, em sua grande maioria, de origem federal.

De posse dos dados, o procurador Adalberto Neto requisitou uma reunião com a secretária de Saúde do município, Diná Braga Machado, que ainda contou com a presença do representante do Ministério Público Estadual, Lázaro Santana. Na reunião, acordou-se que a Prefeitura cumpriria integralmente as recomendações, bem como agilizaria o processo de compra de medicamentos e insumos.