Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um novo contigenciamento está por vir! Após o bloqueio de quase R$ 30 bilhões do orçamento da nação, além de suspensão dos recursos de universidades federais e das verbas destinadas à programas sociais, o governo anuncia que uma nova retenção será publicada no próximo relatório bimestral de receitas e finanças, que saíra na quarta-feira (22). 

O próximo relatório que trará os detalhes sobre as receitas da federação deverá tornar público um novo corte de 5 bilhões que afetará diretamente o financiamento primordial de municípios do país. Em virtude do problema da desigualdade social, evidente nas regiões do Brasil, os gestores das prefeituras contam com os recursos federais para aprimoramento de programas sociais, entretanto, a equipe econômica não tem previsão de novos adicionais. 

As prefeituras do país entram em sinal de alerta, pois segundo um estudo feito pela Associação Contas Abertas, a pedido do jornal Estado de São Paulo a suspensão das verbas está prevista para aplacar áreas sensíveis como: contenção de cheias, inundações, prevenção de drogas, assistência de agricultura familiar e revitalização de bacias hidrográficas do rio são francisco. Àreas fundamentais e de grande valia para a população dos municípios.