As compras de Natal devem movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza. É o que aponta a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. De acordo com o levantamento, 46,9% dos consumidores irão às compras neste ano.
Devido à pandemia do Covid-19, a pesquisa não foi realizada no ano passado, mas o resultado projeta um crescimento nominal de 10,8% sobre o mesmo levantamento na edição de 2019, mantendo o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo da Capital.
O perfil dos entrevistados que afirmou intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (48,1%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (52,4%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (70,7%). Destaca-se, ainda que 46,6% dos entrevistados afirmaram que não irão às compras e 6,5% ainda não se definiram.
Semiduráveis lideram a intenção de compra
Confirmando uma tendência inaugurada no período anterior à pandemia, o consumidor mostra preferência pelos bens de consumo semiduráveis, com claro destaque para os itens de uso pessoal, como artigos de vestuário, brinquedos e calçados.
Os eletrônicos e eletrodomésticos, por sua vez, são mais procurados durante os períodos de promoções, como a Black Friday ou nas liquidações de início do ano, não se mostrando com citação relevante na intenção de compra para o Natal.
Dos produtos que lideram a intenção de compras, os artigos de vestuário foram citados por 72,7% dos entrevistados, sendo mais relevante para o grupo de consumidores do sexo masculino (72,9%), com idade até 20 anos (73,5%) e renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (73,1%).
Os brinquedos, citados por 32,0% dos entrevistados, serão mais procurados pelas mulheres (35,6% de resposta afirmativa), do estrato etário com mais de 36 anos (35,3%) e do grupo com renda familiar entre três e seis salários mínimos (41,9%).
Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas tiveram 27,0% de citação. O perfil do comprador mostra predomínio do grupo do sexo masculino (29,1%), com idade superior a 36 anos (30,4%) e renda familiar de até três salários mínimos (27,4%).
Comportamento do Consumidor
A compra de presentes deverá movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza, com uma média de gastos de R$ 427 por consumidor. O valor de gastos individuais é maior no grupo de consumidores do sexo masculino (R$ 503), com idade superior a 36 anos (R$ 481) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (R$ 961).
A maior parte dos consumidores com intenção de compra, 59,5% dos que responderam afirmativamente à pesquisa, pretende comprar mais de três presentes, sugerindo atividade intensa no comércio varejista com a busca de presentes. Os dias preferidos pelo consumidor para as compras são o sábado (41,9% de citação) e o domingo (10,3%) – ainda que 38,1% dos entrevistados não tenham revelado preferência por dia específico na semana.
Quanto ao possível local de compra, destacam-se os shopping centers e centros comerciais (68,2%) e as lojas de rua (25,9%), mas também haverá procura nos supermercados e hipermercados (17,4%), comércio informal do Centro da cidade (15,6%), nas plataformas de comércio eletrônico na internet (13,2%) e lojas de departamentos (10,1%).
É fundamental, para a decisão de compra, a política de preços das lojas, pois o consumidor estará em busca de promoções (52,3% dos entrevistados citaram esse fator como relevante para decisão de compra), mas também estará atento à qualidade dos produtos (32,8%), o bom atendimento (19,4%) e a variedade de produtos (17,6%).