Em Reunião com os senadores nesta quinta-feira (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a ideia que o governo federal tem de antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Porém, a antecipação só será possível caso o Orçamento 2021 seja aprovado pelo Congresso Nacional. A votação do projeto de lei está marcada para a tarde desta quinta.
Guedes participou de audiência pública virtual da Comissão Temporária que trata da Covid-19 no Senado Federal. Na ocasião, ele falou sobre as medidas que vem sendo adotadas pelo governo federal no combate a pandemia, dentre elas o retorno do auxílio emergencial e a intenção de antecipar o 13° salário.

“Vamos proteger os mais vulneráveis na segunda grande guerra contra o coronavírus”, assinalou. “Tivemos equilíbrio e seriedade da nossa geração de pagar pelas próprias guerras”, complementou o ministro.

Guedes reforçou que a antecipação imediata poderá ocorrer apenas se os parlamentares federais aprovarem o Orçamento, o que irá assegurar mais R$ 50 bilhões sem impacto fiscal.

(*)Com informações Agência Senado