O novo ensino médio passa a valer a partir deste ano letivo e vai mudar gradativamente o ensino em escolas públicas e privadas de todo o país. O novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais, uma mudança na grade curricular e até no objetivo do próprio ensino médio.
Visando, agora, o mercado de trabalho, a etapa de ensino será integrada a cursos técnicos na qual os alunos a concluirão com diploma de uma área específica. Outra mudança é relativa à expansão do tempo dedicado ao ensino médio. O objetivo é de que até 2024, os alunos tenham cumprido 3 mil horas letivas. A lei não determina se o cumprimento da carga horária vai ser presencial ou à distância.
Outra mudança é a grade curricular. As disciplinas devem passar a ser áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Enem e outros vestibulares. Estas áreas vão abranger todas as disciplinas que já são trabalhadas em aula atualmente. Esta parte da grade curricular vai ocupar 60% do total de horas letivas, o equivalente a 1.800 horas, divididas entre 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. No entanto, somente conteúdos de português e matemática serão trabalhados nos três anos letivos.