Os moradores do Complexo Itapeim, em Beberibe, agora desfrutam de uma nova realidade. Com a inauguração do Sistema Adutor do Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim, realizada pelo Governo do Ceará através da Secretaria dos Recursos Hídricos, nesta sexta-feira (09), as famílias da região não dependerão mais da perenização do rio Piranji para ter água potável em casa.
A obra, custeada em R$ 4 milhões, consiste em um sistema de captação no Canal do Trabalhador, através de conjunto motor-bomba, flutuante, percorrendo uma extensão aproximada de 13,83 km em tubulação até a ETA de Itapeim.
Ramon Rodrigues, Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, destacou a importância do momento: “Estamos trazendo essa água do Castanhão através do Eixão das Águas, percorrendo cerca de 200 km para chegar no Canal do Trabalhador, onde está sendo captada. Nós temos o compromisso de garantir água para a casa de cada cidadão e hoje é um importante momento em que esta região está beneficiada com água de qualidade”, apontou Ramon.
Executada pela Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra, a adutora contemplará inicialmente as comunidades de Itapeim, Arataca, Andreza, Palmeira, Várzea Redonda, Várzea da Serra, Alto Alegre e Bom Sucesso.
A Superintendente Adjunta da Sohidra, Luciana Brandão, comemora o sucesso do empreendimento: “Essa é uma importante obra realizada pela Sohidra, que está trazendo qualidade de vida e melhorias para a região, garantindo o abastecimento humano para centenas de famílias”, afirmou.
Artur Bruno, representando o Governador Elmano, destacou o trabalho da SRH: “Hoje, o Ceará é referência na gestão dos recursos hídricos e isso é graças a todos os gestores do Sistema dos Recursos Hídricos. Em apenas oito meses tivemos a construção dessa adutora fundamental que vai beneficiar centenas de famílias”, apontou.
A Prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, expressou gratidão pela realização: “É um grande momento de felicidade para as famílias da região e para nosso município. Vemos o rio seco mais uma vez, mas agora não temos falta de água, graças à rapidez dessa obra hídrica. Somos muito gratos à SRH, à Sohidra e ao Governo do Estado por esse avanço em Beberibe”, afirmou.
Com o novo sistema, mais de 400 famílias passarão a ter água em suas casas, independente da condição de perenização do Rio Piranji.