Os cearenses que possuem veículo próprio terão que adotar novos modelos de placas do Mercosul a partir de 2020. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) e deve entrar em vigor na data prevista, segundo o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
A mudança será voluntária, com exceção de casos como primeiro emplacamento, mudança de estado ou município e em caso de roubo. Os preços do emplacamento deverão permanecer os mesmos, informa o Detran-CE. Até agora, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul já passaram a respeitar as novas regras.
A demora na implementação veio da sequência de alterações ao longo dos meses, o que necessitou adaptações nos sistemas do departamento. A evolução das regras evitou retrabalho e aperfeiçoou a implantação, explica o Detran-CE
A alteração prevê a troca de um número por uma letra, agora com uma combinação de quatro letras e três números, e uma nova identidade visual para as placas. Nelas vão constar o nome e bandeira do país, o emblema do Mercosul, um código virtual QR Code, uma marca d’água, o selo fiscal federal (chip) e signo/distintivo do Brasil (BR).