Com o avanço das tecnologias e, também, das formas de gerir as obras, novos materiais vêm ganhando espaço. A construção civil vem usando cada vez mais o gesso, seja em revestimentos, rebaixamentos ou divisórias. Seja pela beleza, pela economia ou até mesmo pela sustentabilidade, esse material tem ganhado um lugar nas obras. Assim como o cimento, o gesso tem propriedades aglomerantes, isto é, depois de misturado com água, endurece depois de certo tempo, adquirindo características ligantes e resistência.

+Veja alguns benefícios do uso do gesso:

  • Facilidade de moldagem;
  • Boa aparência, já que depois de endurecido apresenta superfície lisa e branca, dando ótimo acabamento;
  • Boa aderência à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes;
  • Produtividade elevada: a aplicação dos revestimentos em gesso é mais rápida e fácil do que a das argamassas convencionais;

Sabe uma curiosidade: o uso do gesso se tornou obrigatório nas construções da França, pelo Rei Luis XIV (conhecido como rei Sol) em 1667, por causa do incêndio que destruiu Londres no ano anterior? A partir do decreto promulgado pelo rei francês, as estruturas das casas, que na época eram normalmente feitas em madeira, passaram a ser revestidas com gesso, para protegê-las do fogo. Com isso, o uso do gesso na construção civil aumentou ainda mais.