O volume de empresas negativadas continua crescendo. De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, calculado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de empresas inadimplentes aumentou 4,14% em setembro em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Essa é a realidade de milhares de empreendedores cearenses. Segundo dados da Serasa, quase 130 mil empresas do Ceará estão inadimplentes. A pesquisa coloca o Ceará na 22ª posição no ranking nacional. Considerando os resultados por região, todas apresentaram crescimento no número de empresas inseridas no cadastro de negativados.

Além disso, as empresas inadimplentes no país encerraram o último mês de setembro com uma dívida média de aproximadamente R$ 5.550. O setor que concentra o maior número de empresas negativadas é o de comércio. Quatro em cada dez (44%) empresas inadimplentes são estabelecimentos comerciais. O ramo de serviços aparece com a segunda maior participação.