Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito eleito José Sarto (PDT), que, nessa sexta-feira, assume o comando administrativo da Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira, a equipe de secretários com nomes da atual gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e com cinco mulheres em áreas estratégicas na equipe que irá acompanhá-lo pelos próximos quatro anos.


O principal nome do grupo de Roberto Cláudio é o ex-secretário de Governo, Samuel Dias, que responderá pela pasta da Infraestrutura. Oriundo da atual administração, o ex-secretário Ferrúcio Feitosa também fica na equipe de José Sarto e ocupará o cargo de Secretário de Conservação e Serviços Públicos. Ferrúcio, assim como Samuel Dias, estava entre os pré-candidatos do PDT à Prefeitura da Capital.


O empresário Alexandre Pereira é outro componente das gestões de Roberto Cláudio que herda uma posição no primeiro escalão do Governo José Sarto. Alexandre estará à frente da Secretaria de Turismo. Convidado por Sarto para a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, o engenheiro Adail Fontenele ocupou, também, cargos na primeira e segunda gestões de Roberto Cláudio. Adail carrega uma longa experiência e sempre demonstrou uma conduta de zelo no serviço público.

MAIS SECRETÁRIOS SÃO MANTIDOS

Outros convidados por José Sarto tem a cara da administração – João Pupo sai da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e assume a Secretaria da Gestão das Regionais; Rodrigo Diogo Nogueira, que coordenava o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPS) será Secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE); Luciana Lobo, da Controladoria e Ouvidoria Geral, vai para a Seuma; Ana Stella (Adjunta da Saúde) passa a ser titular da Saúde; Marcelo Pinheiro (Chefe de Gabinete) será Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão; Christina Machado sai do Planejamento e assume a Controladoria e Ouvidoria, enquanto : Renato Lima, atual chefe das Regionais, comandará a Secretaria de Governo.

CINCO MULHERES

O novo prefeito de Fortaleza fez questão de marcar a composição do secretariado com uma boa presença feminina. São cinco mulheres em pastas importantes e consideradas estratégicas – Finanças (Flávia Teixeira), Educação (Dalila Façanha), Saúde (Ana Stella), Urbanismo e Meio Ambiente (Luciana Lobo) e Chefia da Controladoria (Cristina Machado). Sarto, ao falar sobre a presença feminina na equipe, afirmou que 2/3 do orçamento do Município estarão sob o comando das mulheres.

MISSÃO PARA ÉLCIO BATISTA, VICE-PREFEITO

Sarto fez questão de enaltecer a missão a ser conduzida pelo vice-prefeito Élcio Batista (PSB) a quem caberá o comando do Planejamento do Município. Uma das primeiras ações de Élcio será a elaboração de um projeto de reforma administrativa que, segundo Sarto, não implicará em custos para os cofres do Município.

DERROTADO NAS URNAS, CLÁUDIO PINHO GANHA SECRETARIA

Após oito anos como prefeito do Município Gonçalo do Amarante, o atual prefeito Cláudio Pinho (PDT) foi derrotado na tentativa de eleger o então assessor Helder Gurgel como sucessor. Cláudio não esperava a derrota porque trabalhou com a convicção de que, após oito anos, tinha poder e liderança suficientes para ganhar a eleição. Para aliados, sobrou arrogância e Cláudio viu a oposição unida eleger o professor Marcelão. Agora, Cláudio assumirá a Secretaria de Direitos Humanos da Capital.

JUVENTUDE E ESPORTE

Um dos nomes mais jovens na vida pública é o empresário Ozires Pontes, filho do ex-senador Luiz Pontes (PSDB), que ficará com a Secretaria de Esportes. O ex-senador, que é presidente Regional do PSDB, foi um ardoroso defensor da entrada da sigla tucana na aliança com o PDT. A posição de Luiz acabou por colocá-lo em rota de colisão com o ex-deputado Carlos Matos que insistia em ser o candidato do PSDB à Prefeitura. Matos, ao olhar os números das pesquisas, se convenceu de que não existiam condições eleitorais para manter a candidatura.

Confira na íntegra do Cearaagora um trecho da live.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp