Agentes das forças de segurança federais e estaduais e municipais cumprem, na manhã desta quarta-feira (2), mandados contra suspeitos de realizar os ataques criminosos registrados no Ceará em setembro. As ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão são realizadas em Fortaleza, na Região Metropolitana e em outras cidades do interior do estado.
No município de Sobral, a operação começou por volta das 5 horas. Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas foram capturadas, sendo três adolescentes e dois adultos. No total, oito equipes trabalham para cumprir 40 mandados de prisão e busca apreensão só na cidade.
Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), seguindo o planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou no dia 27 de setembro, a segunda fase da “Operação Contra-Ataque”. A ofensiva policial contará com a participação de policiais militares de unidades especializadas e do Policiamento Ostensivo Geral (POG).
A força-tarefa é realizada pelas polícias Civil e Militar, Corpo de de Bombeiros e Perícia Forense (Pefoce), em conjunto com a Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).
2 mil agentes além do efetivo normal, incluindo policiais militares de unidades especializadas e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), foram às ruas na fase anterior da operação.
Entre o dia 20 de setembro, quando começou a onda de violência, e a última segunda-feira (30), foram registrados 113 ataques de uma facção criminosa em 28 cidades do Ceará. Ao menos 147 pessoas foram detidas suspeitas de participação nos ataques, incluindo 35 adolescentes.