A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai adquirir 180 mil equipamentos para qualificar a estrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios do Brasil.
Os recursos para a compra dos equipamentos, estimados em R$ 1,8 bilhão, são da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, por meio do pacote de investimentos do PAC Saúde 2025. Serão adquiridos 10 mil combos com 18 equipamentos estratégicos cada, entre eles ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e equipamentos para Telessaúde. A expectativa é que os equipamentos comecem a ser entregues em novembro deste ano.
Dentre os equipamentos que serão adquiridos estão:
- Doppler vascular portátil
- Retinógrafo portátil para Telessaúde
- Espirômetro digital
- Dermatoscópio para Telessaúde
- Eletrocautério (bisturi elétrico)
- Desfibrilador externo automático (DEA)
- Laser terapêutico de baixa potência
- Ultrassom para fisioterapia
- Equipamentos de estimulação elétrica (TENS e FES)
- Dinamômetro digital
- Balança digital portátil
- Tábua de propriocepção
- Câmara fria para conservação de vacinas
- Fotóforo (foco de luz de cabeça)
- Cadeira de rodas
- Otoscópio digital
- Ultrassom portátil de bolso
Informações – Ministério da Saúde
