Um padre católico foi afastado pela Arquidiocese de Fortaleza após supostamente tentar abusar sexualmente um adolescente de 17 anos, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. O religioso estava na igreja desde dezembro do ano passado e o menor prestava serviços na secretaria paroquial.
De acordo com o menor, quando o religioso notou sua orientação sexual homossexual, passou a cercá-lo com propostas de conotação sexual, inclusive com propostas financeiras. Por não aceitar, o adolescente decidiu denunciar o padre. Algumas ameaças teriam sido feitas desde então.
No próximo dia 19, o adolescente, acompanhado de familiares e um advogado, participarão de uma audiência na Delegacia da Criança e do Adolescente (Dececa).
O padre afastado foi procurado para se manifestar sobre o assunto, mas não houve retorno. Para garantir a segurança do adolescente, todas as identidades foram preservadas.
Na página da Arquidiocese de Fortaleza, aparece todo o histórico do religioso, que já passou por igrejas em Aquiraz, Palmácia e Redenção. No último dia 20 de abril, consta a “suspensão do uso de Ordem Sacra”. A paróquia que o religioso assumiu no fim do ano passado, Igreja Nossa da Conceição, foi a mesma onde a menina Alanis Maria Laurino estava, quando foi sequestrada e morta, em janeiro de 2010.