Foi realizada virtualmente nessa terça-feira (26), a 29ª Reunião do Bureau do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), celebrando a Semana da Mata Atlântica 2020. Na oportunidade, três Unidades de Conservação (UCs) estaduais cearenses ganharam o título, por unanimidade dos conselheiros, de Posto Avançado da RBMA: Parque do Cocó e Parque Botânico, que atenderam a três das funções exigidas, além do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, que atendeu duas.
Para conseguir o título de Posto Avançado da RBMA, é necessário atender duas ou as três funções da RBMA, que são: Conservação da Biodiversidade; Desenvolvimento Sustentável; Conhecimento Científico e Tradicional. As três propostas tiveram destaque pelas ações de educação ambiental, turismo ecológico, pesquisas científicas, projeto de florestamento e reflorestamento, gestão sócio-participativa e parcerias firmadas, entre outras.
Para o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, trata-se de uma importante vitória do movimento ambientalista local:
“a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vem investindo pesado na conservação da nossa flora e fauna. Em 2019, o Ceará foi quem menos desmatou Mata Atlântica dentre os 17 estados que possuem este bioma”, explicou.
O que é a RBMA?
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), cuja área foi reconhecida pela Unesco, em sete fases sucessivas, entre 1991 e 2019, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior Reserva da Biosfera do planeta, com 89.687.000 ha, sendo 9.000.000 ha de zonas núcleo, 38.508.000 ha de zonas de amortecimento e 41.400.000 ha de zonas de transição, dos quais aproximadamente 73.238.000 ha em áreas terrestres e 16.449.000 ha em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica. A missão da RBMA é contribuir para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.
O que são Postos Avançados?
Os Postos Avançados (PA) são verdadeiras “vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MAB da Unesco em Áreas Protegidas, Centros de Pesquisa e Núcleos de Educação Ambiental, dentre outros.
O título tem validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado, mediante processo bastante rigoroso. A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação.
O Programa de Postos Avançados tem como objetivo geral divulgar as ações que eles desenvolvem e estimular instituições/centros de pesquisa/RPPNs/Sedes de UCs/ONGs e outras que atuem no Bioma Mata Atlântica, contribuindo com as ações da RBMA e com as metas internacionais para Conservação da Biodiversidade, instituídas pela ONU.
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará