O trabalho policial, efetuado em conjunto pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Delegacia Municipal de Trairi, Departamento de Polícia Especializada (DPE) e Departamento de Polícia do Interior (DPI) Norte da PCCE, juntamente com algumas Delegacias Distritais, objetivou a captura dos principais envolvidos com o tráfico na região. Aproximadamente 70 policiais civis participaram da operação, intitulada “Livramento”, em alusão ao nome do bairro situado nas adjacências do Centro do município – redondezas da atuação dos criminosos.
Os três mandados de prisão foram expedidos e cumpridos em desfavor de Yuri Victor Freitas Bezerra (21), que responde por tráfico e roubo e é apontado como chefe do bando e principal financiador do grupo; José Mardem Barbosa Rocha (26), conhecido como “Mardim”, que responde por tráfico e porte ilegal de arma de fogo e era o responsável por distribuir os entorpecentes; e Daniel Oliveira da Penha (20), que não possuía passagem pela Polícia e era o fornecedor dos ilícitos. Os três também foram flagrados com armas e drogas.
Dando continuidade às diligências, os policiais cumpriram os 22 mandados de busca e apreensão ecapturaram outros cinco integrantes do grupo criminoso, identificados como: Gustavo Alves Barroso (19), sem antecedentes criminais; Luis Henrique Freitas Bezerra (22), tio de Yuri e compassagens por porte ilegal de arma de fogo e roubo; Roberto Laurentino Ferreira (21), com três antecedentes por roubo; Carlos Felipe Siqueira (19), que responde a sete procedimentos policiais, sendo cinco por roubo e os demais por contravenção penal e lesão corporal; e uma adolescente de 16 anos – sem passagens pela Polícia. Todos foram flagrados com drogas e Gustavo também portava um revólver calibre 38.
Os oito capturados foram encaminhados à Delegacia Municipal de Trairi e autuados nos devidos procedimentos policiais. Ao todo, com eles, os agentes de segurança apreenderam uma pistola cal. 380, dois revólveres cal. 38, uma balança de precisão, 181 papelotes de cocaína e mais 500 gramas da droga, munições, aparelhos eletrônicos como computadores e celulares e um veículo Corolla de placas HJB -8173.
A “Operação Livramento” foi iniciada a partir de investigações que se originaram com uma prisão efetuada por tráfico de entorpecentes em março deste ano, em Trairi. A desarticulação do bando se deu por meio do trabalho investigativo realizado nos últimos meses, em conjunto entre a Delegacia Municipal e a DCDT, no desenvolvimento de trabalhos de inteligência, levantamento e apuração local. Os trabalhos prosseguem com o objetivo de retirar mais traficantes de circulação.
Fonte: SSPDS