Um dia para pensar, debater, organizar e planejar o projeto eleitoral do PCdoB no Ceará. Foi com o objetivo de reunir os pré-candidatos que disputarão cargos nas próximas eleições pela legenda que a direção estadual do PCdoB-CE realizou, no último sábado (09), o “Encontro Estadual Eleitoral 2018”. Na pauta do encontro, além da atualização política dos cenários nacional e estadual, os desafios da comunicação e as questões legais, jurídicas e financeiras das campanhas.
O auditório da Aprece ficou lotado. Entre os pré-candidatos, assessores das campanhas, presidentes e secretários de organização dos Comitês Municipais, membros do Comitê Estadual, parlamentares, gestores e prefeitos, o desejo de discutir política, compartilhar informações e trocar experiências. Participaram representantes de mais de 30 municípios cearenses e, em cada um, os sentimentos unificados de garantir o crescimento do PCdoB nas urnas e a defesa intransigente da democracia do país.
Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, iniciou a programação do seminário apresentando um balanço político dos cenários nacional e estadual. Em sua intervenção, ele ressaltou a importância do encontro para trocar ideias sobre o momento grave e de instabilidade política. Em sua apresentação, ele recordou os acontecimentos que levaram ao impeachment da presidenta Dilma.
Já sob o ponto de vista da esquerda, avalia Paes, é preciso garantir, entre as forças democráticas, a construção de um grande movimento em torno de ideias que possam unir e fortalecer uma frente política que barre o retrocesso e traga de volta aos cidadãos o poder e o direito de escolher quem irá comandar o país. “O PCdoB já vem trabalhando esta ideia de unidade há muito tempo. E foi com este objetivo que, no começo deste ano, lançou o manifesto ‘Unidade Para Reconstruir o Brasil’, que reuniu PCdoB, PT, PDT, e PSOL, apresentando um novo projeto de desenvolvimento para o país, buscando um programa mínimo que unifique o campo progressista, de esquerda e segmentos amplos para retirar o Brasil da crise”.
E como ferramenta para fortalecer as ideias da esquerda, ter voz e apresentar o projeto de unidade progressista, o presidente o PCdoB-CE acrescenta: “Foi neste esforço que lançamos a pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República. Ela tem viajado o país, participado de debates e sabatinas, dialogado com a juventude, mulheres e a sociedade em geral apresentando este projeto de unidade. Seu papel é também estimular o diálogo, de combate ao golpismo, de recuperar o Brasil para os brasileiros. Nosso PCdoB nunca será obstáculo que inviabilize a unidade das forças democráticas e progressistas, muito pelo contrário”, garante.
Diante deste cenário de incertezas, Luis Carlos Paes reforça a necessidade de recuperar o sentimento de cidadania através do voto.
Projeto local
No Ceará, Paes reforça que o projeto eleitoral do PCdoB está em sintonia com o projeto nacional do Partido: apoiar as pré-candidaturas de Manuela D’Ávila à Presidência da República, reeleger Flávio Dino Governador do Maranhão e ampliar as bancadas de deputados estaduais e federais da legenda, superando a cláusula de barreiras.
No Estado, Luis Carlos Paes reafirma o projeto eleitoral estadual do PCdoB: a reeleição de Chico Lopes deputado federal e a recondução de Inácio Arruda à Câmara dos Deputados. Além disso, o dirigente reforça a necessidade de eleger pelo menos três deputados estaduais do PCdoB para a Assembleia Legislativa. “Temos claras condições de acumular forças no Ceará em linha com as candidaturas de Manuela D’Ávila para presidente e Camilo Santana Governador. Contamos com a luta, a energia, a criatividade e o empenho de cada um de vocês para garantir a vitória do Partido e que o país volte a crescer”, ratifica.
Com informações do PCdoB