O PCdoB de Fortaleza realiza na manhã deste sábado (14), no auditório da ADUFC, sua 18ª Conferência Municipal. A presidente-a nacional do Partido, deputada federal Luciana Santos, participará do ato político. Francinet Cunha, presidente do PCdoB de Fortaleza, destaca o caráter político do ato de abertura. “O processo de Conferência, que envolve os comunistas desde suas organizações de base, busca envolver os militantes para debater as propostas do Partido, ao mesmo tempo em que discute a cidade como um todo. A presença de Luciana Santos no nosso ato político revela a importância que a Direção do PCdoB dá às Conferências Municipais, principalmente nas capitais, afinal, são nas cidades onde a sociedade vive e atua. Diante deste cenário, o Partido apresentará seu posicionamento sobre o momento atual e as perspectivas dos comunistas para a saída da crise, a retomada do crescimento e a consolidação da democracia”, defende.

O encontro dos comunistas na capital soma-se às plenárias realizadas em todas as regiões do Ceará e do país, onde o PCdoB debate o Projeto de Resolução do 14º Congresso, com contribuições e emendas; além de discussão e aprovação de propostas para mudanças no Estatuto do Partido; realizam balanço do trabalho da direção estadual nos dois últimos anos e, com base nesta análise, elaboraram proposta de novas direções. As Conferências Municipais também elegem os delegados que participarão da Conferência Estadual.

O processo de conferências realizado em todo o país tem em sua pauta central o debate acerca da resolução “Frente Ampla: Novos Rumos para o Brasil (democracia, soberania, desenvolvimento, progresso social)”, que se desdobra em quatro capítulos: 1) Conflitos e tensões no mundo, ofensiva imperialista e luta dos povos; 2) Balanço dos governos Lula e Dilma e avaliação do desempenho do PCdoB; 3) Governo ilegítimo contra o Brasil e o povo; 4) Fortalecer o PCdoB e elevar seu papel na resistência.

Com informações do PCdoB