Pecém poderá ter fábrica de ônibus elétricos

Depois do anúncio feito pelo grupo holandês Van Der Valk, atuante no setor de hotelaria e fabricação de ônibus elétricos, de que em breve deverá implantar empreendimentos desses segmentos no Ceará, surge outra empresa – também de nacionalidade holandesa – interessada em instalar fábrica na Zona de Processamento de Exportação do Estado (ZPE Ceará), no município de São Gonçalo do Amarante. Executivos da Ebusco sondam a possibilidade de instalar unidade na área do Pecém, mas para o negócio deslanchar é preciso viabilidade e sustentabilidade. Ou seja, terão que convencer empresários do setor de ônibus a trocar seus veículos por similares elétricos.

Varejo

O comércio varejista está otimista com o incremento nas vendas no final de ano em torno de 2% a 5%, podendo chegar a 10% nos segmentos de bebidas e alimentação. O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, observa que o cenário da economia apresenta melhora em razão da queda dos juros e pela infeção de capital com o 13º salário.

Expolog 2017

O Centro de Eventos do Ceará receberá a Expolog 2017, a Feira Internacional de Logística, nos dias 22 e 23 de novembro. O evento contará com a presença de agentes do segmento de logística, transporte e comércio exterior do País. Segundo a organização da Expolog 2017, o Ceará, durante o evento simbolizará um centro de conexões com o Brasil.

Estudo

De acordo com o ranking bienal de desempenho logístico divulgado pelo Banco Mundial no ano passado, o Brasil ocupa a 55ª posição entre 160 países. O número representa um avanço de dez colocações em relação à pesquisa anterior. O estudo leva em consideração fatores como a infraestrutura das estradas e portos, procedimentos alfandegários, prazos de entrega entre outros.

Gigante chinesa

A China Medicine Health Corporation (China Meheco Corporation), gigante chinesa do setor farmacêutico e de equipamentos na área de saúde, está interessada em instalar uma fábrica no Brasil e o Governo do Estado tem negociado para que a unidade seja construída na ZPE Ceará.

Malha fina

Apenas 11% das micro e pequenas empresas que caíram na malha fina da Receita Federal regularizaram a situação junto ao órgão. No total, a Receita identificou a existência de informações inexatas nas declarações de 100 mil empresas. Quem não se regularizar, fica impossibilitado de transmitir a declaração relativa ao mês de outubro, que deverá ser apresentada até o dia 20 de novembro, além de estarem sujeitas a penalidades.