O Hospital São José é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Nordeste. A unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, montou um esquema diferenciado durante a pandemia para manter o atendimento emergencial. Pessoas com sintomas ou suspeitem terem sido infectadas por hepatite ou HIV devem se apresentar no Hospital, onde passarão por triagem e testes rápidos. Se comprovada a infecção, a equipe de enfermagem agendará a primeira consulta para avaliação e orientação medicamentosa.
Por segurança, os atendimentos seguem normas da Organização Mundial de Saúde e acontece com hora marcada, distanciamento, uso de máscara obrigatória e higienização das mãos. Pacientes com sintomas de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis também passam pela triagem e realizam o teste rápido. No entanto, se o resultado for positivo, eles passarão pela consulta na emergência, onde também serão orientados sobre medicamentos.
É importante ressaltar que os medicamentos podem ser recebidos na unidade. Basta apresentar a receita na farmácia hospitalar. Quem já é paciente do Hospital São José e precisa renovar a receita para continuar o tratamento pode entrar em contato com o ambulatório e fazer o agendamento.
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará