O Partido Liberal decidiu inovar e, nas eleições municipais de 2024, contemplará deputados federais e senadores com quotas do Fundo Eleitoral para a campanha de candidatos a prefeito e vereador. A iniciativa dá uma característica regional na partilha dos recursos do Fundo.

Coube ao Presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, anunciar a medida. “Tem que regionalizar na distribuição dos recursos, senão você não dá conta. O nosso deputado é quem sabe melhor quem está em condições mais favoráveis”, destaca Valdemar Costa Neto.

BANCADA DO CEARÁ

O PL do Ceará elegeu, em 2022, quatro deputados federais, mas, no ano passado, perdeu Iuri do Paredão que se transferiu para o MDB. Em todo o País, o PL, que chegou à Câmara com 99 parlamentares, mantém, atualmente, a maior bancada, com 95 deputados, além de 12 senadores e 140 deputados estaduais.

No Ceará, os deputados federais André Fernandes, Jaziel Pereira e Júnior Mano receberão recursos do Fundo Eleitoral para campanhas de aliados na disputa pelas Prefeituras e Câmaras de Vereadores.
André será ainda mais contemplado porque terá atenção especial da cúpula nacional da legenda por concorrer à Prefeitura de Fortaleza.

O PL ainda não definiu o montante a ser canalizado para cada parlamentar, mas a estimativa é que a verba individual seja de R$ 500 mil. Os cálculos mais atualizados apontam que o PL terá uma fatia de R$ 863 milhões do Fundo Eleitoral.

LEIA MAIS