Deputado Arthur do Val/Foto: Alesp

O Podemos anunciou na tarde desta terça-feira, 8, que o deputado estadual de São, Arthur do Val, não integra mais as fileiras do partido. A sigla informou que o parlamentar estava filiado há cerca de 30 dias e que “a abertura do processo disciplinar poderia resultar em cassação” do seu mandato.

Atualmente, o parlamentar enfrenta um processo por quebra de decoro parlamentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O anúncio da saída do líder do Movimento Brasil Livre vem depois do deputado ter se envolvido numa polêmica, quando estava na Eslováquia, país que faz fronteira com a Ucrânia, na Europa. Em áudios, “Mamãe Falei”, como também é conhecido, gravou áudios em um grupo de Whatsapp com comentários sexistas e misóginos sobre as mulheres ucranianas.

“Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de ‘minas' e é inacreditável a facilidade. Essas ‘minas' em São Paulo, você dá bom dia e ela [sic] ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e supergente boa, é inacreditável”, diz, parte do áudio divulgado na sexta-feira da semana passada pelo portal Metrópoles.