Uma operação da Polícia Federal, deflagrada manhã desta sexta-feira, agitou as ruas do Município de Beberibe. A Operação Policial LIVRO OCULTO tem como objetivo a investigação de fraudes em licitações e pagamentos de propinas a servidores públicos no processo de aquisição de livros didáticos pela Prefeitura, entre os anos de 2019 e 2020.
A operação mobilizou 70 policiais federais e 10 servidores da CGU que cumprem 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal. Os mandados são cumpridos nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pindoretama, Iguatu e Jucás. Segundo a PF, as buscas têm como objetivo apreender mídias digitais, aparelhos celulares, bens e documentos.
As investigações, que tiveram início em junho de 2020, de acordo com o trabalho conjunto da PF e da CGU, identificaram indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos, empresas de fachada, sobre preço, superfaturamento dos bens licitados e lavagem de dinheiro decorrente de desvios de recursos públicos federais em licitações para aquisição de livros didáticos.
Segundo, ainda, a Polícia Federal, as pessoas investigadas atuam em outros processos licitatórios no Estado do Ceará, já tendo sido indiciadas em inquéritos policiais por crimes similares. Se confirmadas as fraudes, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva – art. 1º da lei 9.613/98; 89 e 90 da lei 8.666/93 e artigos 288, 317 e 333 do Código Penal.
Após a operação em Beberibe, as investigações continuarão sendo aprofundadas com a análise do material apreendido do fluxo financeiro dos suspeitos.
(*) Com informações da Polícia Federal