A tentativa de resgate de presos frustrada na madrugada dessa terça-feira (8), na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, envolveu três detentos, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Francisco Jussivan Alves dos Santos, 50, o ‘Alemão’, Antônio Carlito Avelino, 50, conhecido como ‘Boi’, e Paulo Laércio Pereira de Freitas, 36, conhecido como Paulo ‘Cabecinha’ são os nomes indicados pela secretaria. Alemão e Boi foram feridos durante tiroteio e estão no Instituto Doutor José Frota.

Além da tentativa frustrada, a Polícia Militar prendeu um suspeito de ser o olheiro do grupo que tentou atacar a Penitenciária  e facilitar a fuga dos criminosos. Fabiano de Souza da Silva, de 39 anos, foi capturado no entorno do presídio com uma moto furtada, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O homem foi levado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú. A investigação continua com a Delegacia Metropolitana de Pacatuba, com acompanhamento da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Na tentativa, um policial foi atingido de raspão, ainda conforme a Sejus. Em nota, a secretaria divulgou que Antônio Jussivan foi avaliado, passou por procedimento cirúrgico e passa bem. Antônio Carlito, o Boi, foi submetido a exames.

De acordo com levantamentos da Sejus, por volta de 1h20, agentes penitenciários identificaram, pelo sistema de monitoramento, a tentativa de internos de chegarem à muralha da unidade. O trio serrou as grades de ventilação da cela, cortou a grade que separa as vivências da muralha e jogou uma corda feita de lençóis – teresa – para escalar a muralha. O grupo do lado de fora daria suporte com uma escada e carro, conforme a secretaria.

Os policiais que faziam a segurança da muralha deram um disparo de advertência, quando pessoas que davam apoio externo à fuga começaram a disparar contra a muralha. Houve troca de tiros que resultou em três baleados. A escolta dos feridos ao IJF contou com 23 policiais. Quinze ficaram dentro da unidade de atendimento, enquanto mais oito permaneceram do lado de fora do IJF.