Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Há nove meses, a população conta com um novo posto de coleta do Hemoce em Fortaleza. Quem mora na Aldeota ou próximo ao bairro tem a oportunidade de doar sangue mais perto de casa. Localizado na Praça das Flores, a nova unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, atende de segunda a sábado, das 8 às 14 horas. Até 5 de janeiro, 978 doações de sangue já foram realizadas no local.

Achei muito bom o novo posto. Para quem gosta de doar é aconchegante, tem um bom atendimento e boa localização. Já doei 35 vezes e três delas foram no posto da Praça das Flores. Doava sempre na sede, que fica um pouco distante. Com esse novo equipamento, facilitou muito o acesso, ficou mais próximo da minha casa e do meu trabalho. Nos primeiros dias após a inauguração já estava doando lá”, diz Valdelucio Magalhães, que mora no São João do Tauape e há 19 anos doa sangue regularmente.

O posto de coleta na Praça das Flores começou a funcionar em abril do ano passado e tem a capacidade de receber até 40 doações diárias. Além do serviço de coleta de sangue, há o cadastro para doação de medula óssea. Na capital cearense, a população também pode doar na sede do Hemoce ou no posto de coleta no IJF.

A necessidade de expandir os locais de coletas faz parte do Programa Hemoce Perto de Você. O posto da Praça das Flores atende a região da Aldeota e o local foi escolhido em virtude de muitas solicitações da população. Quem reside ali tem dificuldade de acesso à sede do Hemoce, já que a nossa sede e o posto do IJF ficam mais próximos do Centro”, comenta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.

Com 35 anos de funcionamento o Hemoce é responsável em atender 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Todas as doações que acontecem no Hemoce atendem 184 municípios e mais de 480 serviços. A gente é responsável pelo atendimento em mais de 16.000 leitos no estado. Todos os leitos públicos e os leitos privados no interior, fora de Fortaleza, todos são de atendimento do Hemoce”, explica Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Em Fortaleza, o Hemoce conta com três pontos fixos, o hemocentro coordenador, o Posto de Coleta no IJF e a unidade na Praça das Flores. No interior do estado, há hemocentros regionais em Quixadá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral. O Hemoce também tem o serviço diário de coleta externa, cuja equipe vai ao encontro da população.

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce.

Com informações Governo do Estado do Ceará