Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, está desenvolvendo um aplicativo para que seja possível este tipo de consulta. A expectativa é que a ferramenta esteja disponível ainda no primeiro semestre deste ano. O gerente de modernização do mercado hortigranjeiro da Conab, Érick Farias, diz que o  programa vai servir tanto para os produtores saberem aonde vão escoar sua produção, comerciantes balizarem seus preços e também clientes das Ceasas para poderem saber os preços de comercialização e escolherem melhor suas cestas de compras.

O anúncio do aplicativo foi realizado durante a divulgação do 1º Boletim Hortigranjeiro da Conab deste ano. O estudo mostra que em dezembro de 2017 as principais frutas e hortaliças fecharam o ano com os preços em alta.

Segundo Erick, alface, tomate e batata e dentre as frutas banana e melancia apresentaram aumento mais pelo lado da alta demanda das festividades do fim de anos e das férias escolares do que por conta da oferta. Já contrariando o movimento de alta, mamão, cebola e cenoura apresentaram queda nos preços comercializados.

O levantamento é feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, com dados de nove estados brasileiros. A íntegra deste boletim Prohort pode ser acessada na página da Companhia na Internet, em www.conab.gov.br.