Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio participou da aula inaugural do Projeto Cozinha Criativa, no Cuca Barra, nesta terça-feira (07/02). A abertura contou com a presença do secretário de Juventude, Júlio Brizzi; do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS), Josbertini Clementino; da presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel; e do presidente do Instituto Cuca, Márcio Araújo.

O Cozinha Criativa oferece curso de formação teórica-prática em direitos humanos e iniciação profissional na área de gastronomia, atendendo jovens de 16 a 29 anos oriundos de escolas públicas de ensino e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social. “Esta é uma parceria importante da Prefeitura com o Governo do Estado. Temos uma grande motivação: preparar os jovens para o mercado de trabalho. Serão 400 alunos entre 15 e 29 anos que participarão de curso na área de gastronomia durante quatro meses. O mais importante é que eles sairão daqui capacitados e, muitas vezes, já com uma oportunidade de trabalho”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

De acordo com o secretário de Juventude, Júlio Brizzi, a iniciativa tem uma grande importância para Fortaleza. “O Cozinha Criativa é um projeto inovador. Acreditamos no potencial dos nossos jovens em construir um caminho diferente, tanto para eles quanto para a Cidade. O que queremos é a inclusão e dar cada vez mais oportunidade para a juventude”, disse.

O projeto conta com 16 turmas e 25 alunos em cada. As aulas serão ministrada nos CITS, no Cuca Barra, e onde fica situado o Programa Adolescente Cidadão (Rua João Tomé, 261 – Monte Castelo). Os jovens regularmente matriculados receberão uma ajuda de custo no valor mensal de R$ 100,00 (cem reais); vale-transporte referente aos dias letivos e lanche, por quatro meses.

O prefeito Roberto Cláudio explicou ainda que o principal objetivo do curso é a qualificação profissional e formação social desses jovens para o mercado de trabalho. “Além da capacitação, lançaremos, no segundo semestre deste ano, um programa de microcrédito para que o jovem possa montar seu próprio negócio. É uma iniciativa vencedora, que tenta responder o desemprego pela qualificação e treinamento para que, assim, o jovem ocupe um espaço no mercado de trabalho”, afirmou.

Moradora da Barra do Ceará, Leane Costa, de 25 anos, viu o Cozinha Criativa como uma nova oportunidade de renda e de aperfeiçoamento. “O que me motivou a fazer o curso foi a oportunidade de entrar em um novo mercado. Já trabalhei com vendas e agora quero me especializar em gastronomia. Vi uma oportunidade de juntar o útil ao agradável e ter uma renda extra”, comentou.

Com informação da A.I