Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza recebeu menção honrosa do Programa nas Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) na Convocatoria Pública de Prácticas Innovadoras de la Nueva Agenda Urbana, que reconhece as ações, projetos e práticas de governos locais que levam ao Desenvolvimento Sustentável das Cidades. A indicação do Município de Fortaleza pela ONU deve-se ao projeto do Parque Rachel de Queiroz. No total, foram inscritos 146 projetos de 16 países.

A premiação levou em consideração, especialmente, a inovação e a criação de ambientes mais inclusivos em áreas vulneráveis, tendo sido o projeto considerado uma iniciativa clara para que se conquiste uma Cidade para todos.

Além de Fortaleza, que com o Parque Rachel de Queiroz regulamentou o segundo maior parque urbano da Cidade, beneficiando 137 hectares de área verde na Região Oeste da Capital, também receberam menção honrosa projetos da Colômbia, Bolivia e Argentina. O Plano Diretor Estratégico de São Paulo também foi premiado por ter como objetivo tornar a Cidade mais humana, moderna e equilibrada.

Os países que mais inscreveram propostas na América Latina e Caribe, territórios para o qual a chamada pública era voltada, foram Brasil, México e Colômbia. Também foram premiadas iniciativas de San Juan (Porto Rico), Cuenca (Equador), Curridabat (Costa Rica) e São Paulo (Brasil). O concurso foi apoiado por Mercociudades, Flacma, Governo da Espanha e Fórum Iberoamericano de Melhores Práticas.

Parque Rachel de Queiroz

O Parque Rachel de Queiroz, que tem uma área de influência em 22 bairros de Fortaleza e possui uma área aproximada de 137 hectares, com 19 trechos, e está sendo uma das principais preocupações da Prefeitura de Fortaleza. Atualmente, encontra-se em elaboração/revisão os Projetos Executivos de Urbanização, Paisagismo e Complementares do Parque e seus Estudos Técnicos e Ambientais com a empresa Architectus S/A, vencedora da licitação.

A partir do contrato e dos documentos que serão elaborados pela empresa durante a vigência da pactuação, a gestão intervirá na realidade da Zona Oeste de Fortaleza, com a expansão dos logradouros públicos, melhorias nos espaços urbanos, preservando a paisagem e protegendo bacias hidrográficas fragilizadas pela ocupação indevida.

Até o momento, a Prefeitura já entregou três trechos do Parque completamente revitalizado. Em parceria com a C.Rolim Engenharia, por meio do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes, em 2015, foi entregue o trecho quatro do Parque, totalmente requalificado. O lugar ganhou quadra de futebol de areia, playground, academia ao ar livre, bancos, pista para cooper e caminhadas, área para andar de bicicletas, arborização e paisagismo. Ainda em 2015, a Prefeitura também entregou a Lagoa do Alagadiço, o trecho três do Parque. Em 2016, mais um trecho do Parque foi inaugurado, englobando todo o Polo da Sargento Hermínio.

Com informação da A.I