Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A partir desta quarta-feira (12) diversos distritos de São Gonçalo do Amarante irão celebrar a semana santa com encenações da paixão em suas localidades. O projeto “Paixão de Cristo Itinerante” irá levar grupos artísticos locais para se apresentarem em cinco distritos, contemplando a área urbana, praia e região sertaneja da cidade.

O evento, que terá a primeira apresentação na sede, às 20h, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Cultura e Turismo. A programação segue até o dia 15, nos distritos de Croatá, Siupé, Taíba e Várzea Redonda.

Emoções

O Grupo Artístico Apóstolos de Cristo será o responsável por levar emoções da Paixão de Cristo para quatro dos cinco distritos que receberão o espetáculo. Formado há três anos por jovens da localidade de Violete, o grupo se dedica à organização de eventos culturais, dentre eles o teatro. De acordo com o Coordenador e ator do grupo, Reginaldo Silva, as apresentações deste ano terão uma produção maior e pretendem surpreender o público.

“Temos uma estrutura maior este ano que inclui três cenários, quando antes só tínhamos um para toda a peça. Também queremos sair um pouco do padrão trazendo surpresas em momentos chave da encenação, com danças, música e outros artifícios artísticos”, explica Reginaldo, que atuará como Jesus, na peça que conta com 50 atores.

Praia da Taíba

Na praia da Taíba, a apresentação será realizada pela Associação Cultural Grupo de Teatro Representantes da Vida. A equipe artística existe desde 1995. A encenação é produzida por uma equipe de 70 pessoas e é conhecida por espetáculo sem cortes de cena. A equipe também já realizou apresentões fora do município, como o Festival de Teatro de Guaramiranga.

Momento de fé

Para a Secretária Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Vênus, a Paixão de Cristo Itinerante é um formato que deu certo para o município. “Com o intuito de levar esse momento de fé, amor e solidariedade até as comunidades mais distantes, o prefeito Cláudio Pinho, já no primeiro ano de sua gestão, fez questão replicar o evento nos distritos. Isso atrai a participação de jovens, crianças e idosos, que não podem se deslocar até a sede. Além disso, esses eventos, que se tornaram tradicionais, acabam fomentando a geração de renda”, ressalta a gestora.

Além das apresentações, será realizada uma campanha solidária para receber alimentos não perecíveis, que serão destinados para instituições de caridade na cidade.

Programação: 12 de abril – Sede – Praça da Matriz – 20h – Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)

13 de abril – Croatá – Praça da BR – 19h – Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)

14 de abril – Siupé – Praça da Matriz – 19h – Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)

14 de abril – Siupé – Praça da Matriz – 19h – Associação Cultural Grupo de Teatro Representantes da Vida (GTRV)

15 de abril – Várzea Redonda – 20h – Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)

Fornecedoras da CSP
Com o fim da fase de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém-CSP e o início de suas operações,  a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante tomou algumas  medidas para conter a redução dos empregos, que migraram da fase de construção para a fase de operação. Além da preocupação de manter a arrecadação de tributos no mesmo patamar de antes.
A partir de um entendimento com a direção da CSP, o prefeito Cláudio Pinho encaminhou à Câmara Municipal  um projeto de Lei que prevê a concessão de incentivo a fim de atrair empresas que farão parte da rede de fornecedores da CSP. O incentivo consiste na redução do ISS de 5% para 2% para novas empresas que se instalam no município e que fornecem para a CSP. O projeto já foi aprovado pela Câmara e sancionado. Empresas como White Martins, Phoenix, Magnesita e Vale-Pecém, estão aptas a se beneficiarem com a nova lei.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp