Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (02), que será exigida, a partir da próxima segunda-feira (06), a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com duas ou mais doses, a todos que ingressarem na Casa. Segundo ele, a decisão foi tomada em reunião da Mesa Diretora na última quarta-feira (01) e deve se estender a parlamentares, assessores, servidores, imprensa, colaboradores em geral e visitantes.

“Gostaria de pedir a compreensão e colaboração de todos, visto que se trata de uma decisão tomada com a finalidade de proteger a todos e, enquanto representantes do povo, devemos dar o bom exemplo e não abrir brecha para a possibilidade de uma terceira onda”, disse Evandro Leitão. 

O parlamentar considerou que o surgimento da nova variante do vírus, ômicron, tem preocupado a comunidade científica internacional e já foi identificada no Brasil. As incertezas sobre os riscos, ainda de acordo com o presidente, exigem cautela e mais controle no trânsito de pessoas na Assembleia Legislativa.

Para não prejudicar parlamentares e colaboradores, Evandro Leitão sugeriu que os eventos da Casa sejam redistribuídos de forma a limitar a quantidade determinada por dia. Em sessões solenes e audiências públicas, será necessária a comprovação da vacinação e, em casos específicos e justificados, exigida a realização de testes até 24 horas antes. A vacinação pode ser comprovada com apresentação do próprio cartão de vacinação ou pelos aplicativos Ceará App, Vacine Já e ConecteSUS.

“Precisamos de responsabilidade em nossa conduta. Já perdemos mais de 600 mil pessoas em todo o Brasil para a Covid-19 e mais de 24 mil só no Ceará. Não podemos retroceder em nossos avanços. Somente a imunização em massa nos ajudará a superar esse momento”, assinalou.

Os deputados Osmar Baquit (PDT), Renato Roseno (Psol), Fernando Santana (PT) e Fábio Galvão (PMN) manifestaram apoio à decisão da Mesa Diretora. 

(*) Com informações Assembleia Legislativa do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp