A atividade econômica do Brasil cresceu pela terceira vez seguida em agosto. Quem apresentou o dado foi o Banco Central, que divulgou nesta quarta-feira o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado como a prévia do Produto Interno Bruto brasileiro.

De acordo com o BC, a economia brasileira teve aumento de 0,47% no mês de agosto, na comparação com julho, sem ajuste sazonal. Nos dois meses anteriores – julho e junho – a atividade econômica também já tinha apresentado avanços de 0,65% e 3,45%, respectivamente.

Na comparação com agosto do ano passado, o Brasil teve crescimento de 2,5%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1,28%, enquanto que no acumulado dos últimos 12 meses, até agosto, o aumento foi de 1,5%.

O IBC-Br é um índice que mede a evolução da atividade econômica no país serve como uma espécie de “guia” para o Banco Central tomar decisões relativas, por exemplo, à taxa básica de juros. Para compor o IBC-Br são analisados os desempenhos da indústria, comércio, serviços e da agropecuária. O volume de impostos também é levado em conta na hora de se calcular o resultado.

Com informações Agencia do Rádio