Segue até o dia 21 de fevereiro, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para os profissionais da linha de frente da rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A campanha de vacinação contra à Covid-19 começou no dia 18 de janeiro.

Segundo o órgão, o agendamento para os profissionais da saúde é feito a partir dos dados de vacinação do Censo de Saúde dos Profissionais do Estado. Na ocasião, é enviado um e-mail para os responsáveis pela imunização de cada unidade contendo a lista de vacinação dos seus colaboradores. As informações são de responsabilidade das unidades hospitalares.

A Sesa informou que os profissionais que forem receber a segunda dose devem apresentar documento com foto e CPF, além do cartão de vacinação, na hora, no dia e horário definido, no Centro de Eventos do Ceará. Caso seja necessário trocar o horário de vacinação, o profissional deve entrar em contato com a assessoria da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde por meio dos números (85) 3101-5115 e 3101-5124.

Já a vacinação para os idosos com mais de 75 anos que realizaram cadastro pelo site Vacine Já e através do aplicativo Mais Saúde Fortaleza segue normalmente. A Secretaria Municipal de Saúde segue divulgando a relação dos idosos que devem se vacinar em um dos locais de imunização. A vacinação para esse público acontece das 9h às 16h. Idosos cadastrados com mais de 90 anos não precisam realizar agendamento para receber a vacinação, basta se dirigir para um dos centros de vacinação drive-thru.

Durante live realizada na manhã desta segunda-feira (15), a secretária-adjunta da Saúde do Município, Aline Gouveia, fez um breve balanço sobre a aplicação da D2 (segunda dose) da vacina contra a Covid-19 iniciada neste último final de semana no Centro de Eventos. Segundo a secretaria, já foram aplicadas 2.272 doses, totalizando 5.343 desde que foi iniciada a operacionalização em Fortaleza.

A gestora ainda ressaltou que de sexta a domingo foram aplicadas 10.573 doses D1 (primeira dose), tantos em idosos como nos profissionais de saúde. Desde o início da campanha, a Capital já aplicou um total de 97.555 doses. Aproveitou ainda para tranquilizar que quem perdeu o dia de agendamento da vacina, será divulgado em breve uma segunda chamada para aplicação da dose.

(*) Com informações da CMFor.