Progredir

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, participa do lançamento do Plano Progredir, hoje, 26, às 11h, no Palácio do Planalto. O novo programa social visa elevar a renda de um milhão de famílias, que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal. Na ocasião, Holanda apresentará o case dos programas de microcrédito criados e geridos pelo BNB (Crediamigo e Agroamigo), que serviram de inspiração para a iniciativa.

Integração

A solenidade, com a presença de Michel Temer, marcará ainda a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o BNB e Ministério do Desenvolvimento Social. O instrumento permitirá a troca de informações para melhor integração dos programas governamentais e apoiará a realização de estudos das iniciativas bem-sucedidas do BNB, o principal operador de microcrédito do País, com 60% de todos os financiamentos da categoria.

Amizade é isso

O Banco do Nordeste conta com 3,2 milhões de clientes ativos – 49% deles, beneficiários do Bolsa Família. Nos últimos doze meses, Crediamigo e Agroamigo aplicaram R$ 9,7 bilhões na área de atuação do BNB (Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo). O valor equivale a 63% do repasse do Bolsa Família para o Nordeste. Diariamente, o banco realiza 18 mil operações de microcrédito, combinando crédito com orientação empresarial e fortalecimento do capital social das comunidades dos microempreendedores.

Estamos aí O PT no Ceará não vai abrir mão de postular uma das duas vagas para o Senado, em 2018, afirma Luizianne Lins que, obviamente, coloca o seu nome à disposição do partido. Ela acrescenta que o senador José Pimentel é o candidato natural à vaga, caso deseje postular a reeleição (ele já disse que não quer). A deputada reconhece também que José Guimarães também pensa em ser senador. Ela ainda considera membro do PT Camilo Santana, que vai disputar a reeleição. Junto com o PMDB Luizianne acha que se Lula for candidato à Presidência, a vaga do Senado para o PT cearense “vai ficar muito mais fácil”. Com relação a Eunício Oliveira disputar a reeleição, disse que daqui para frente tudo tem que ser discutido pelo PT e PMDB para que a chapa fique mais forte ainda para ganhar a eleição. Ela informa que já conversou o assunto com Eunício Oliveira e ele confessou que tem projeto de continuar senador. Fora Otacílio O juiz Magno Rocha Thé Mota concedeu tutela de urgência ao pedido do Ministério Público do Estado de afastamento de Otacílio Beserra de Meneses do cargo de secretário de Serviços Públicos de Iracema. O magistrado determinou, ainda, que o município se abstenha de nomear pessoas com direitos políticos suspensos a cargos públicos. Não pode O secretário possui contas desaprovadas em seu nome pelo período em que foi prefeito da cidade, em 2010, estando, portanto, inelegível e impossibilitado de assumir função ou cargos públicos. O prefeito de Iracema já havia sido informado pela Câmara Municipal, por meio de ofício, da desaprovação

das contas em nome de Otacílio Bezerra, bem como a condição de inelegibilidade. Esse mar é nosso O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) assinou, nessa segunda-feira (25), convênio de cooperação com o Ibama, visando à melhoria no monitoramento dos ecossistemas marinhos cearenses e ao compartilhamento de técnicas e conhecimentos entre as duas instituições. Com a parceria, o Ibama passará a utilizar a estrutura do Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial (LEMAE), que funcionará a bordo do Argo Equatorial, embarcação do Labomar. A vantagem para o Labomar está na possibilidade de realização de pesquisas e atividades didáticas e de extensão nos ambientes marinhos, estuarinos e costeiros, facilitadas com a união de recursos e com a expertise do Ibama. Visto eletrônico A partir de 21 de novembro, os australianos que desejarem visitar o Brasil já poderão solicitar o visto de entrada no país por um sistema eletrônico de emissão do documento. A concessão do visto deverá sair em, no máximo, 72 horas após a solicitação ser feita. Em janeiro do próximo ano, o sistema eletrônico começa a valer também para canadenses, americanos e japoneses. Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a redução da burocracia de vistos é uma forma de atração de turista para o Brasil. Turismo aumenta A expectativa do MTur é que a medida aumente a entrada de estrangeiros no Brasil em até 25%, conforme dados da Organização Mundial do Turismo. Outros acordos com mercados estratégicos para o Brasil, como Qatar e Emirados Árabes Unidos deverão eliminar a exigência de vistos entre os dois países. Já a China, que tem o maior mercado de viajantes do mundo, fechou

acordo com o Brasil para a emissão de vistos de turismo e negócio com validade de 5 anos. De olho na China Para atender a nova demanda dos turistas chineses, o Brasil vai ampliar de três para doze novos Visas Centers na China, no início do ano que vem. Os Visa Centers reduzem, em média, de 45 para 5 dias o prazo de concessão de vistos. Na África, Luanda já conta com um Visa Center inaugurado este mês. Angola responde, atualmente, por 50% dos vistos emitidos pelo Brasil para turistas africanos. Outros países que deverão contar com o mesmo sistema de facilitação de análise de documentos durante a solicitação de vistos ficam no sudeste asiático: Índia (Nova Delhi e Mumbai), Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka são os países prioritários.

Filantrópicas pedem socorro

Uma comitiva da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará reuniu-se com a procuradora de Justiça auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Isabel Pôrto, para solicitar o apoio do Ministério Público visando a regularização do repasse financeiro por parte das prefeituras para manutenção das unidades de saúde. Segundo Marcos Vinícius de Souza, presidente da federação, os 42 hospitais assistidos pela entidade, sobretudo no interior, vêm sofrendo dificuldades financeiras e muitos estão na iminência de fechar por falta ou atraso de repasses por parte das administrações municipais.

Bola de neve

“O equilíbrio econômico-financeiro tem sido a principal dificuldade. O que a gente recebe é insuficiente para conseguir manter os atendimentos. As dívidas vão virando uma bola de neve e repercutem na população, que vai ficar sem atendimento”, reclama. A procuradora disse que o MPCE examinará a situação de cada instituição e agendará uma audiência com as secretarias municipais e estadual de Saúde e representantes das entidades para buscar soluções para cada caso.